Qual e a melhor musica do novo cd do Paulo Miklos MIklos - " A gente mora no agora"

sábado, 1 de agosto de 2009

Paulo Miklos

Paulo Roberto de Souza Miklos, conhecido por Paulo Miklos, nasceu em São Paulo, em 21 de janeiro de 1959.

Desde garoto, Paulo Miklos tem uma fina sintonia com a música. Na infância estudou piano, sax e flauta transversa. Aos 12 anos, ganhou o primeiro violão e avisou aos pais que tinha decidido seu futuro profissional: queria ser músico. Paulo Miklos desbravava precocemente cada instrumento que aparecia na sua frente, enquanto bebia na fonte dos Beatles, Led Zeppelin, Deep Purple e da Tropicália.

Foi no colégio Equipe que começou a cristalizar o que era ainda um sonho. Ao lado do colega de classe Arnaldo Antunes, passou a fazer música sem parar, nas primeiras parcerias do que adiante seria "Os Titãs". Outros integrantes da banda também estudavam no Equipe, Branco Mello, Sérgio Britto, Nando Reis e Marcelo Fromer.

A estréia profissional aconteceu no festival da TV Tupi, em 1979, quando fez um arranjo para um reggae de Chico Evangelista. Desde então não ficou mais distante dos palcos. Percorreu o circuito de bares paulistanos fazendo shows solo, tocou com a banda "Bom Quixote", foi crooner da big band "Sossega Leão" e integrou a eclética "Banda Performática", capitaneada pelo artista plástico José Roberto Aguilar, que chegou a lançar um disco independente em 1982. Passou a ser convocado com freqüência para tocar em shows e gravações de nomes já estabelecidos como Arrigo Barnabé.

Depois que completou o segundo grau, Paulo Miklos fez vestibular e passou para Filosofia na PUC e para Psicologia em Mogi Mirim. Assistiu a algumas aulas, mas notou que era um forasteiro naquele ambiente e abandonou ambos. Resolveu entrar na Escola de Comunicações e Arte da USP, mas o curso excessivamente voltado para a música erudita o fez desistir dois anos depois.

Considerado pela crítica como uma das melhores vozes de sua geração, Miklos canta desde o primeiro hit dos Titãs, "Sonífera Ilha” (1984), e outras canções que a banda transformou em sucesso nacional, como "Bichos Escrotos” (1986), "Diversão” (1987) e "Pra Dizer Adeus” (que estourou no "Acústico" em 1997). Desde os primórdios do grupo, ele sempre foi uma espécie de regra três da banda, trocando de instrumento conforme a música, guitarra, sax, baixo, teclado, bandolim, gaita...

Em 1994, depois que os Titãs terminaram a turnê de seu disco mais pesado, "Titanomaquia", Miklos lançou seu primeiro álbum solo "Paulo Miklos" produzido por ele mesmo, que trazia uma sonoridade acústica e canções de sua autoria repletas de lirismo, recebeu o 8º Prêmio Sharp de Música de disco revelação.

Em 2001, depois de cantar "É Preciso Saber Viver", que se tornou hit no Brasil inteiro na regravação dos Titãs, Miklos emplacou seu segundo disco, "Vou Ser Feliz e Já Volto", produzido por Dudu Marote.

Consagrado nos palcos, Miklos acabou roubando a cena também no cinema. Em 2002, sob a direção de Beto Brant estrelou no filme "O Invasor" no papel do sedutor Anísio. Ganhou o prêmio de ator revelação no 31º Festival de Cinema de Brasília e o Prêmio Saruê, oferecido pelo jornal Correio Brasiliense ao melhor momento do Festival, recebeu ainda prêmios de ator revelação nos festivais de Sundance(USA), Miami (USA), Berlim (Alemanha), Recife-PE entre outros se tornando uma das gratas surpresas do cinema nacional.

Depois, como ator, participou do filme "Boleiros 2", lançado em 2006, da novela "Bang Bang", exibida em 2005; do seriado "Mandrake", exibido pelo canal HBO também em 2005.

Em 2008, Paulo Miklos está no filme "Estômago" dirigido por Marcos Jorge, no papel do carcereiro Etecetera.

O filme "Estômago" ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (João Miguel), no Festival de Punta del Este; o prêmio de Melhor Filme no Festival do Uruguai. Também recebeu o troféu Redentor de Melhor Filme - Voto Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (João Miguel) e o Prêmio Especial do Júri (Babu Santana), no Festival do Rio 2007.

Em 2008, Paulo Miklos filma "É Proibido Fumar", ao lado de Glória Pires, com lançamento previsto para 2009.


Fontes: Site Oficial Paulo Miklos, Site do Filme Estômago, Site Adoro Cinema Brasileiro, Site do Filme Boleiros 2, Fuxico.

FONTE: http://ondeanda.multiply.com/photos/album/1475

2 comentários:

  1. Quero deixar aqui o meu depoimento ao Paulo Miklos, que é , e sempre será um cara que eu admiro muito. Paulo eu te adoro pra caramba, desejo muita paz , alegria em seu coração.
    Beijos de uma Fã que te adora de mais..
    Espero um dia conseguir tirar uma foto com você!!! é o meu grande sonho!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha! O texto copiado do site oficial é meu!!!
    Que bacana...

    Patricia Bromirsk

    ResponderExcluir